Artigo
27/10/2026
Ninguém nunca comprou uma estrela Michelin
O comprador de IA redescobriu uma regra de 1900: endosso de terceiro vale mais que anúncio.
Em 1900 circulavam menos de três mil carros em toda a França. André e Édouard Michelin, donos de uma fábrica de pneus em Clermont-Ferrand, tiveram uma ideia simples e levemente cínica: se as pessoas dirigissem mais, gastariam mais pneu.
Publicaram então um guia com mapas, oficinas, postos, hotéis e lugares para comer pelo caminho, e distribuíram cerca de 33 mil exemplares de graça.
Anos depois, André entrou numa loja de pneus e encontrou o próprio guia calçando o pé de uma bancada de trabalho. Concluiu que ninguém respeita o que recebe de graça e, em 1920, passou a cobrar sete francos pelo exemplar.
Em 1926 vieram as primeiras estrelas. Em 1931, a hierarquia de uma, duas e três que sobrevive até hoje.
Leia o artigo completo na Baguete.
Leia outros posts do escritório
ver todos

