Artigo

Consequências jurídicas dos eventos climáticos extremos

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

Enchentes como as que afetam o Rio Grande do Sul devem impactar em medidas de renegociação, discussões sobre inadimplementos e elaborações de contratos. Fenômenos também podem ser estímulo para aposta em boas práticas e ESG. Nesse sentido, nosso advogado Tiago Cisneiros elaborou um artigo, publicado pelo Link Jurídico, trazendo uma reflexão aprofundada com as principais disposições sobre o tema.

De acordo com Tiago, estimativas da Confederação Nacional dos Municípios indicam que os impactos financeiros da tragédia gaúcha chegam a R$ 9 bilhões, afetando a capacidade das empresas de cumprirem seus compromissos.

A paralisação das atividades, queda no faturamento e perda de estoques e imóveis criam um cenário de inadimplência e de não cumprimento de contratos, possivelmente resultando em aumento de pedidos de recuperações judiciais e extrajudiciais, inclusive no setor agropecuário. O artigo lembra tema repetitivo do STJ referente aos pedidos de recuperação por produtores rurais e disposições da Lei 11.101/2005 que lhes asseguram a possibilidade de apresentar planos especiais, com procedimentos simplificados.

Tiago também ressalta que a legislação atual favorece a renegociação de dívidas e autocomposição. “Devedores podem alegar força maior ou caso fortuito para afastar responsabilidades e revisar contratos. Contudo, é crucial que existam provas robustas dos prejuízos específicos, apesar da notoriedade dos fenômenos climáticos.” E prevê que, em negociações futuras, eventos extremos passem a ser considerados com cláusulas específicas de responsabilidade.

O artigo destaca, ainda, os impactos desses eventos climáticos para o setor securitário e para as práticas de responsabilidade social, ambiental e corporativa (ESG).

Para conferir a íntegra do texto, clique aqui.

Relacionadas

Artigo

Crédito acumulado de ICMS e a reforma tributária (EC 132): A necessidade de uma transição justa para os contribuintes

CRISTIANO ARAUJO LUZES
Continue Lendo

Artigo

Análise pioneira sobre tributação de bens imóveis no contexto da reforma tributária

CRISTIANO ARAUJO LUZES
Continue Lendo

Artigo

Possibilidades e limites da regulamentação administrativa da Lei de Licitações e Contratos

VICTOR AMORIM
Continue Lendo