Notícia

TJPB suspende lei que proíbe cobrança de religação de energia elétrica, água e saneamento

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

Relatora de ação direta de inconstitucionalidade destacou que município não tem competência para legislar sobre direito do consumidor.

 

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, concedeu liminar para suspender a eficácia de lei municipal que proibia a cobrança de taxa de religação de unidades consumidoras por empresas de distribuição de energia elétrica, de abastecimento de água e saneamento.

A lei 1.648/2018, do município de Guarabira, foi objeto de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo governador da Paraíba. O autor alegou que municípios não teriam competência para legislar sobre água e energia, o que caberia somente à União.

Afirmou, ainda, que apenas a União e os estados-membros poderiam legislar, de forma concorrente, sobre direito do consumidor, argumento que foi acolhido na decisão liminar. A relatora consignou que estaria “caracterizada a fumaça do bom direito, uma vez que a norma em questão versa sobre consumo, matéria cuja competência para legislar foi conferida, concorrentemente, à União, aos Estados e ao Distrito Federal, na forma do art. 24, V, da Constituição da República, e a legislação não se enquadra em matéria de interesse local”.

A desembargadora destacou, ainda, a configuração do risco da demora, visto que a lei municipal interferiria “no equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão do serviço público de fornecimento de energia elétrica e de abastecimento de água, por conceder isenção de taxa e existir previsão de multa para a hipótese de descumprimento da norma”.

 

Por Tiago Cisneiros Barbosa de Araújo, advogado da área estratégica cível do Serur.

Relacionadas

Nota, Notícia

Estado de São Paulo publica novo edital para negociação de dívidas tributárias

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Notícia, Reportagem

PL 4126/2025 reacende debate sobre privacidade de crianças nas redes sociais e divide especialistas

FABRICIO DA MOTA ALVES
Continue Lendo

Nota, Notícia

Receita Federal do Brasil (RFB) Lança o programa “Litígio Zero Autorregularização”

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo