Notícia

STJ define que Stock Option tem natureza mercantil

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

No julgamento do Tema 1226, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) entendeu, por 7 votos a 1, que as Stock Options têm natureza mercantil, e não salarial. Stock Options são programas de incentivo em que empresas fornecem aos seus colaboradores o direito de adquirir ações da companhia por determinado preço fixo e com potencial de lucro, observadas determinadas condições.

O entendimento firmado pelo STJ é relevante, pois considerar o investimento como remuneração pelo trabalho implica incidência do IRPF às alíquotas progressivas de 7,5% até 27,5%. A base de cálculo corresponde à diferença entre o valor de mercado das ações adquiridas e o valor pago no exercício da opção. O caráter mercantil, por sua vez, viabiliza a incidência de alíquotas também progressivas, mas limitadas a 22,5% sobre o ganho de capital.

De acordo com o STJ, as Stock Options não podem ser confundidas com os salários pagos aos colaboradores. Trata-se de um mecanismo corporativo de estímulo, que permite o compartilhamento de risco entre a empresa e os seus funcionários. Eventuais acréscimos patrimoniais decorrentes do investimento terão a natureza de ganho de capital, com a incidência das alíquotas reduzidas.

O precedente garante segurança jurídica às empresas, que poderão, se observados os requisitos legais, outorgar as Stock Options a seus colaboradores sem o risco de ser exigida a retenção do imposto de renda no momento da transferência das ações. A tese firmada no Tema 1226 não abarcou as contribuições previdenciárias, que também são objeto de controvérsia entre fisco e contribuintes no que se refere às Stock Options. Contudo, o entendimento fortalece os argumentos dos contribuintes contrários à exigência desses tributos.

O julgamento ocorreu sob a sistemática dos recursos repetitivos, o que vincula todas as instâncias do Poder Judiciário. O entendimento também será de observância obrigatório no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (“CARF”), em razão das regras de seu Regimento Interno.

Nossa Equipe de Direito Tributário está à disposição para esclarecimentos acerca da tributação das Stock Options.

Relacionadas

Notícia

Governo federal autoriza depreciação acelerada de bens do ativo imobilizado

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Notícia

PGFN publica novas regras para Transação de Créditos Tributários

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Notícia

Sócio tem a resenha de sua tese de doutorado publicada em revista da PUC-SP

FELIPE VARELA CAON
Continue Lendo