Informativo

Receita Federal declara extinção do PERSE

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

Por meio do Ato Declaratório Executivo nº 2/2025, a Receita Federal reconheceu que o limite de R$ 15 bilhões em renúncia fiscal para fruição do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (“PERSE”) foi alcançado. Como consequência, o programa será extinto a partir de abril de 2025.

O PERSE foi instituído para mitigar as perdas econômicas dos setores de eventos e turismo decorrentes da pandemia da COVID-19. O benefício consiste na redução a 0% das alíquotas de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS pelo prazo de 60 meses para entidades elegíveis.

No entanto, em 2024, a Lei nº 14.148/2021 foi alterada pela introdução do art. 4º-A, que determinou a extinção do programa no mês subsequente ao atingimento do teto de renúncia fiscal de R$ 15 bilhões. O Ato da Receita Federal oficializa esse marco, obrigando as empresas beneficiadas a retomar o recolhimento regular dos tributos a partir de abril de 2025.

A antecipação do fim do PERSE pode ser questionada judicialmente, pois viola o princípio da segurança jurídica. Os contribuintes tinham expectativa legítima de usufruir do benefício até 2027, conforme o prazo originalmente estabelecido na legislação.

Além disso, mesmo com o encerramento antecipado do programa, empresas impedidas de fruir do benefício devido à exigência de registro no CADASTUR ainda podem recorrer ao Judiciário para assegurar o direito à desoneração nos períodos em que foram indevidamente excluídas.

Nossa equipe de Direito Tributário está à disposição para esclarecimentos acerca dos requisitos e limites de fruição ao PERSE.

Relacionadas

Informativo, Notícia

Perdas provisórias de créditos são definitivas após cinco anos

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Informativo, Notícia

STJ definirá se JCP de exercícios anteriores podem ser deduzidos da base de cálculo de IRPJ e CSLL

Continue Lendo

Informativo, Notícia

Portaria PGFN nº 721 define diretrizes sobre a transação na cobrança de créditos judicializados de alto impacto econômico

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo