Responsabilidade social

Mês da prevenção e combate ao HIV/AIDS

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

O mês de dezembro foi instituído, mundialmente, como o período de conscientização a respeito do HIV/AIDS. No Brasil, a Lei nº 13.504/2017 criou a Campanha Nacional de prevenção, visando à “assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS”.

Em virtude da maneira pela qual, por anos, as questões relativas ao HIV/AIDS foram tratadas, inclusive pela mídia nacional e internacional, é comum a confusão entre o HIV e a AIDS, sendo que o primeiro é o vírus da imunodeficiência humana, enquanto a AIDS é a manifestação do vírus (caso não haja o seu devido enfrentamento), a qual nem sempre ocorre.

Nesse sentido, é essencial entender que qualquer indivíduo, antes de sua condição de saúde, é uma pessoa, um sujeito. Portanto, nesse caso, a terminologia adequada para se utilizar é “pessoa vivendo com HIV”.

O avanço da ciência permite, atualmente, que pessoas com HIV, submetidas a tratamentos antirretrovirais, vivam uma vida absolutamente saudável, e, ainda, sem qualquer possibilidade de transmissão. Com isso, reforçamos que o tratamento precoce faz toda a diferença e, por conta disso, a testagem frequente é tão relevante e recomendada.

Relacionadas

Responsabilidade social

Novembro Azul | Sim, homem chora!

Continue Lendo