Reportagem

Elevação do ICMS pelos Estados e Reforma Tributária

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

Em reportagem para o Estadão, o sócio Cristiano Luzes, da nossa área de Direito Tributário, comenta sobre o aumento em até 2,5 pontos porcentuais da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por dez Estados brasileiros e o Distrito Federal – fato que deve impactar diretamente o Índice de preços ao consumidor (IPCA), principal métrica da inflação no país.

Cristiano avalia que a reposição de receitas tributárias perdidas com produtos essenciais é a razão mais imediata e clara para o aumento das alíquotas de ICMS. Ainda, segundo o sócio, o movimento dos Estados de aumentar a alíquota média para obter maior participação sobre IBS é algo que suscita inconstitucionalidade. “Há de fato desvio de finalidade no aumento dessa tributação com objetivo de violar o equilíbrio federativo”, ele diz.

Nesse sentido, Cristiano prevê que os setores teriam condições de impugnar via judiciário o aumento das alíquotas. “Essa movimentação poderá trazer muito contencioso e o STF pode funcionar como árbitro dessa situação”, ele conclui.

Para conferir a íntegra da matéria, clique aqui.

Relacionadas

Diversidade e Inclusão, Reportagem

Orgulho, resistência e ausência de leis: a lacuna jurídica que desafia a cidadania LGBTQIA+ no Brasil

FELIPE VARELA CAON
Continue Lendo

Reportagem

Incorporação de ações entre gigantes do setor de alimentos enfrenta exigências da CVM

CAIO VINICIUS LINS AZUIRSON
Continue Lendo

Entrevista, Reportagem

Vazamento massivo expõe 16 bilhões de dados pessoais

FABRICIO DA MOTA ALVES
Continue Lendo