Notícia

Cobrança de ICMS, TUSD e TUST sobre geração de energia solar própria vai parar na justiça

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

Em reportagem publicada pelo portal Monitor Mercantil, o sócio Cristiano Luzes, da área de Direito Tributário, analisa a cobrança de impostos sobre a geração de energia solar e as tarifas de transmissão. A matéria reporta que pessoas físicas e jurídicas buscam cada vez mais na energia solar uma alternativa para tentar reduzir custos, como também pelo menor impacto ambiental.

Segundo Cristiano, a questão de geração e fornecimento de energia solar traz nuances no aspecto tributário: “Isso porque, em tese, ocorre a incidência de todos os tributos que normalmente incidem na comercialização de energia, mas a forma como a energia é gerada e recebida pelos consumidores pode vir a descaracterizar o fato como atividade de mercancia, afastando, logo, o ICMS.”

Contudo, avalia, “a situação ganha mais complexidade no caso de excedente da energia, quando, mesmo havendo geração própria, ocorre a injeção na rede pública de distribuição e transmissão, havendo contrapartida em créditos para a empresa geradora. Defendemos, nesses casos, que não há incidência do ICMS na energia injetada pelo sistema de compensação solar, por não haver também compra e venda de energia”.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Relacionadas

Notícia, Reportagem

MP 1.303 gera debate sobre falta de previsibilidade na tributação de investimentos

CRISTIANO ARAUJO LUZES
Continue Lendo

Eventos, Notícia

Serur promove debate sobre a Reforma do Código Civil e seus impactos no Direito Empresarial

Continue Lendo

Nota, Notícia

Estado de São Paulo publica novo edital para negociação de dívidas tributárias

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo