Notícia

A não incidência do IRPJ e CSLL sobre a taxa selic

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

A não incidência dos tributos relativos a IRPJ e CSLL sobre a taxa Selic nos valores recebidos a título de repetição de indébito tributário foi tema de repercussão geral discuta no STF. A Corte formou maioria pela inconstitucionalidade da incidência do IRPJ e CSLL sobre a Taxa Selic quanto a ações de indébito tributário.

 

No RE 1063187, a União contesta a decisão do TRF4, que já havia decidido sobre a inconstitucionalidade do IRPJ e CSLL sobre a Taxa Selic, em virtude de não poder incidir a cobrança dos tributos sobre os juros de mora ou correção monetária, por não serem considerados acréscimo patrimonial por parte do contribuinte.

 

A Taxa Selic, que incide sobre a restituição a título de indébito tributário, é composta pelos juros de mora e pela correção monetária, tendo natureza indenizatória e não de acréscimo patrimonial, não sendo passível de tributação pelo IRPJ e CSLL.

 

O precedente vem em benefício dos contribuintes que tenham obtido êxito em repetição de indébito, tendo obtido a recuperação de créditos com correção pela Selic.

 

A decisão ainda poderá estar sujeita à modulação de seus efeitos, isto é, o STF poderá demarcar o limite temporal para que os contribuintes tenham direito a restituir o IFPJ e CSLL recolhido sobre a Selic.

 

Cristiano Araujo Luzes, sócio da área de Tributário do Serur Advogados.

Relacionadas

Nota, Notícia

Estado de São Paulo publica novo edital para negociação de dívidas tributárias

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Notícia, Reportagem

PL 4126/2025 reacende debate sobre privacidade de crianças nas redes sociais e divide especialistas

FABRICIO DA MOTA ALVES
Continue Lendo

Nota, Notícia

Receita Federal do Brasil (RFB) Lança o programa “Litígio Zero Autorregularização”

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo