Nota

STF afasta incidência de ITCMD sobre PGBL e VGBL

Share
FacebookLinkedIn
Back

Em recente decisão no âmbito do RE nº 1.363.013/RJ, com repercussão geral reconhecida (Tema 1214), o Supremo Tribunal Federal (STF) afastou a incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre os valores recebidos por beneficiários de planos PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Os planos PGBL e VGBL são instrumentos de organização patrimonial que permitem o acúmulo de recursos a serem usufruídos pelo próprio titular ou, em caso de falecimento, pelos beneficiários indicados. A controvérsia girava em torno da tributação, pelo ITCMD, dos valores transmitidos aos beneficiários após o falecimento do titular.

Ao julgar o caso, o STF concluiu que, na hipótese de falecimento do titular, tanto o PGBL quanto o VGBL têm natureza análoga a seguros de vida. Por essa razão, os valores recebidos pelos beneficiários não integram o espólio do falecido e, consequentemente, não configuram herança sujeita ao ITCMD.

Embora a decisão represente um importante precedente para excluir a tributação sobre esses valores, ela reforça a necessidade de cautela na elaboração de planejamentos sucessórios. Isso porque, sendo PGBL e VGBL contratos de natureza securitária, sua utilização não pode violar o direito à legítima, sob pena de desconsideração para fins tributários e sucessórios.

A do STF traz maior segurança jurídica aos contribuintes, mas demanda análise criteriosa na estruturação do patrimônio e na escolha dos instrumentos de planejamento sucessório.

Nossa equipe de Direito Tributário está à disposição para esclarecimentos e orientações acerca da utilização de PGBL e VGBL na estruturação de planejamento sucessórios.

Related

Nota

AGU disponibiliza canal para esclarecimento de dúvidas sobre a reforma tributária

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
SEE MORE

Nota

Receita Federal prorroga prazo para entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
SEE MORE

News, Nota

Aristóteles Camara defende tese de doutorado na Faculdade de Direito da USP

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
SEE MORE