News

Reforma tributária avança no senado

Share
FacebookLinkedIn
Back

Em reportagem para o Capital Aberto, o sócio Aristóteles de Queiroz Camara, esclarece detalhes da Proposta de Emenda Constitucional da Reforma Tributária, recentemente aprovada pelo plenário do Senado, trazendo sua visão sobre os possíveis impactos da nova Lei em setores diversos da economia.

Aristóteles defende que a reforma tende a beneficiar mais as indústrias, no primeiro momento, uma vez que ela elimina um problema estrutural do setor, que são restrições à utilização de créditos tributários que oneram a atividade industrial, tornando-a mais custosa e menos lucrativa. A Reforma pode beneficiar as exportações pelas mesmas razões, eliminando gargalos tributários que oneram o setor.

“Isso pode trazer vantagens ao agronegócio, por exemplo. Então, em termos de impacto entre setores, podemos concluir que a reforma elimina algumas distorções que há na tributação sobre o consumo no Brasil, beneficiando setores com mais custos de produção ou centrados em exportações. Além disso, há setores que também vão ser beneficiados por regimes mais benéficos. Nesse caso, podemos citar hotéis e parques de diversão, por exemplo, que terão uma alíquota menor”, ele explica.

Para conferir a íntegra da matéria, clique aqui.

Related

News, Reportagem

PL 4126/2025 reacende debate sobre privacidade de crianças nas redes sociais e divide especialistas

FABRICIO DA MOTA ALVES
SEE MORE

News, Nota

Receita Federal do Brasil (RFB) Lança o programa “Litígio Zero Autorregularização”

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
SEE MORE

News, Reportagem

Tributação sobre compras internacionais afeta competitividade e eficiência do mercado brasileiro

DIOGO CORREA STEPPLE HILUEY
SEE MORE