News

PGFN publica novas regras para Transação de Créditos Tributários

Share
FacebookLinkedIn
Back

Foi publicada, no Diário Oficial da União de 16/09/24, a Portaria PGFN nº 1.457/24. A norma altera dispositivos da Portaria PGFN nº 6.757/22, que regulamenta a transação tributária.

A nova portaria formaliza posicionamentos já adotados pela procuradoria em seus editais de adesão, como a vedação à inclusão de débitos tributários que inscritos há menos de um ano na “transação de pequeno valor”. Mas também há inovações, conforme destaques abaixo:

i) Nenhum crédito tributário inscrito há menos de noventa dias poderá ser transacionado;

ii) Para embasar a transação individual, deverá ser apresentada, além de outros documentos, a Demonstração do Fluxo de Caixa dos últimos dois exercícios e do exercício em curso, que a partir de agora serão elaboradas pelo método direito;

iii) A condição de devedor em recuperação extrajudicial será comprovada mediante a existência de processo na fase de convocação dos credores para apresentação de impugnações ao plano de recuperação extrajudicial, ou de sentença homologatória proferida há menos de dois anos; e

iv) Detalhamento dos critérios utilizados para determinar a capacidade de pagamento efetiva nas transações individuais de devedores falidos.

As alterações promovidas pela Portaria PGFN nº 1.457/24 não se aplicam ao Edital PGDAU nº 2/24, cuja adesão segue disponível até 27/12/24.

Nossa equipe de Direito Tributário está à disposição para esclarecimentos acerca das novas regras aplicáveis à Transação na PGFN.

Related

News

Governo federal autoriza depreciação acelerada de bens do ativo imobilizado

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
SEE MORE

News

STJ define que Stock Option tem natureza mercantil

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
SEE MORE

News

Sócio tem a resenha de sua tese de doutorado publicada em revista da PUC-SP

FELIPE VARELA CAON
SEE MORE