Nota, Notícia

Receita Federal do Brasil (RFB) Lança o programa “Litígio Zero Autorregularização”

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

A Portaria RFB nº 568/2025, publicada em agosto deste ano, implementou o programa Litígio Zero Autorregularização. A norma autoriza o contribuinte solicitar a constituição/formalização do crédito tributário, sem multa de mora ou de ofício. Após essa providência, ele poderá acessar os descontos e condições de pagamento dispostas em transações relacionadas às “disseminadas controvérsias”.

Esses editais se referem a matérias recorrentes no contencioso tributário, e que ainda não possuem uma definição acerca da interpretação correta. Para agilizar o encerramento dos casos, a RFB concede essas negociações, e aceita receber o crédito tributário com descontos. O contribuinte, por sua vez, abre mão de possível vitória.

No ano de 2025 foram publicados alguns editais dessa espécie, como o Edital RFB/PGFN nº 52/2025, referente à irretroatividade do conceito de “praça” para aplicação do Valor Mínimo Tributável para IPI, e o Edital RFB/PGFN nº 53/2025, sobre a apuração do preço de transferência pelo método Preço de Revenda menos Lucro – PRL. Através deles, são concedidos descontos que podem chegar a 65% do valor total do débito.

O prazo para solicitar a adesão é de até 60 dias antes do prazo final do edital pretendido. Nossa equipe tributária está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema.

Nossa equipe tributária está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema.

Relacionadas

Notícia, Reportagem

PL 4126/2025 reacende debate sobre privacidade de crianças nas redes sociais e divide especialistas

FABRICIO DA MOTA ALVES
Continue Lendo

Notícia, Reportagem

Tributação sobre compras internacionais afeta competitividade e eficiência do mercado brasileiro

DIOGO CORREA STEPPLE HILUEY
Continue Lendo

Lançamento, Notícia

Tiago Cisneiros assina capítulo sobre teoria dos sistemas sociais aplicada aos processos estruturais

TIAGO CISNEIROS BARBOSA DE ARAUJO
Continue Lendo