Notícia

Mestrado | Sócio defende dissertação sobre a aplicabilidade do direito ao esquecimento no Brasil

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

Paulo Lucena, sócio da nossa área de Contencioso Cível e Empresarial, defendeu sua dissertação de mestrado na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), cujo título é “Um estudo de caso sobre a diferença de entendimentos do Superior Tribunal de Justiça em relação à aplicabilidade do direito ao esquecimento”.

Em seu estudo de caso, Paulo discute a hipótese central de que o direito ao esquecimento, mesmo estando solidamente amparado na literatura acadêmica relativa aos direitos da personalidade (direito fundamental) e da dignidade da pessoa humana (fundamento da República), enfrenta obstáculos na sua aplicação no Brasil, evidenciados pela variação de interpretações por um mesmo Tribunal, no caso, o STJ.

A tese foi orientada pelo Prof. Dr. José Mário Wanderley Gomes Neto, que esteve na banca ao lado dos(as) professores(as) Danilo Viana (UNICAP), Lívia Dias Barros (UNICAP) e Peter Panutto (PUC-Campinas).

Relacionadas

Informativo, Notícia

Perdas provisórias de créditos são definitivas após cinco anos

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Informativo, Notícia

STJ definirá se JCP de exercícios anteriores podem ser deduzidos da base de cálculo de IRPJ e CSLL

Continue Lendo

Informativo, Notícia

Portaria PGFN nº 721 define diretrizes sobre a transação na cobrança de créditos judicializados de alto impacto econômico

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo