Notícia

Reforma Tributária acelera ‘caça’ por sucessão de bens com menos ITCMD

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

A iminente Reforma Tributária, que transformará o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) em progressivo, está impulsionando a busca por planejamento financeiro em heranças e sucessões de patrimônio. Com o prazo até 2024 para aproveitar as regras atuais, a demanda por soluções como doações em vida, previdência privada e seguro de vida tem crescido, visando reduzir a tributação.

Em reportagem do Infomoney, especialistas alertam que cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando a mudança na alíquota do ITCMD e explorando instrumentos como holdings familiares para otimizar a gestão patrimonial.

Cristiano Luzes, sócio da nossa área de Direito Tributário, frisa que o plano de previdência na modalidade Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é considerado um seguro de vida pela própria autoridade competente para fiscalizar os seguros no país, a Susep. “Mas a utilização desta alternativa não pode ocorrer de forma indiscriminada. A jurisprudência autoriza a desconsideração da operação, na hipótese de o Fisco comprovar que houve simulação com o único objetivo de escapar da tributação”, ele explica.

Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.

Relacionadas

Notícia, Reportagem

PL 4126/2025 reacende debate sobre privacidade de crianças nas redes sociais e divide especialistas

FABRICIO DA MOTA ALVES
Continue Lendo

Nota, Notícia

Receita Federal do Brasil (RFB) Lança o programa “Litígio Zero Autorregularização”

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Notícia, Reportagem

Tributação sobre compras internacionais afeta competitividade e eficiência do mercado brasileiro

DIOGO CORREA STEPPLE HILUEY
Continue Lendo