Notícia

Reforma Tributária acelera ‘caça’ por sucessão de bens com menos ITCMD

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

A iminente Reforma Tributária, que transformará o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) em progressivo, está impulsionando a busca por planejamento financeiro em heranças e sucessões de patrimônio. Com o prazo até 2024 para aproveitar as regras atuais, a demanda por soluções como doações em vida, previdência privada e seguro de vida tem crescido, visando reduzir a tributação.

Em reportagem do Infomoney, especialistas alertam que cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando a mudança na alíquota do ITCMD e explorando instrumentos como holdings familiares para otimizar a gestão patrimonial.

Cristiano Luzes, sócio da nossa área de Direito Tributário, frisa que o plano de previdência na modalidade Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é considerado um seguro de vida pela própria autoridade competente para fiscalizar os seguros no país, a Susep. “Mas a utilização desta alternativa não pode ocorrer de forma indiscriminada. A jurisprudência autoriza a desconsideração da operação, na hipótese de o Fisco comprovar que houve simulação com o único objetivo de escapar da tributação”, ele explica.

Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.

Relacionadas

Notícia, Reportagem

MP 1.303 gera debate sobre falta de previsibilidade na tributação de investimentos

CRISTIANO ARAUJO LUZES
Continue Lendo

Eventos, Notícia

Serur promove debate sobre a Reforma do Código Civil e seus impactos no Direito Empresarial

Continue Lendo

Nota, Notícia

Estado de São Paulo publica novo edital para negociação de dívidas tributárias

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo