A litigância abusiva tem sido um desafio crescente para o Judiciário, e nosso escritório tem obtido importantes avanços no combate a essa prática. Em entrevista ao portal jurídico Migalhas, nossa sócia Tenylle Queiroga explicou como a atuação estratégica da nossa equipe levou ao êxito em mais de 1.600 demandas sobre o tema ao longo de 2024.
Representando instituições bancárias, identificamos padrões preocupantes, como a fragmentação de processos originados de um único contrato e distribuídos em diferentes Estados. “Para cada mês de desconto em folha de pagamento, um novo processo era aberto”, destacou Tenylle, referindo-se a ações que questionavam um contrato de empréstimo consignado. Em muitos casos, constatamos litígios movidos sem conhecimento dos supostos autores, com procurações antigas ou até falsos comprovantes de residência.
O Judiciário tem reagido a esses desafios com a criação de núcleos de inteligência e o uso de tecnologia, incluindo inteligência artificial, para monitoramento e identificação de padrões suspeitos. Nesse sentido, seguimos atuando ativamente para garantir mais eficiência e segurança ao sistema judicial.
Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.
Reportagem