Notícia

Lei das Criptomoedas define diretrizes para proteção jurídica ao mercado

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

Nossa advogada, Mariana Reis, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, comenta sobre o marco legal dos criptoativos, que passa a valer a partir desta terça-feira (20), em reportagem para o portal Invest News.

A chamada Lei das Criptomoedas define diretrizes para orientar a regulação e a defesa do consumidor, garantindo maior proteção jurídica ao mercado. “O setor passa a se submeter a um regime jurídico organizado, com força e instrumentos para regulação e fiscalização, ou seja, quem descumprir as novas regras estará sujeito a consequências punitivas, fora a responsabilidade civil que poderá ser apurada em juízo”, explica Mariana.

A advogada acrescenta que o principal ponto da lei é coibir esquemas de pirâmides e fraudes financeiras, que tem aumentado gradativamente no mercado de criptoativos ao redor do mundo. “Ressalta-se, ainda, o cuidado do legislador de prever a segurança da informação e proteção de dados pessoais como uma das diretrizes expressas da prestação de serviço de ativos virtuais, de forma que a descentralização do criptoativo não deve significar aval para o descumprimento da proteção dos dados do indivíduo”, afirma.

Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.

Relacionadas

Informativo, Notícia

Perdas provisórias de créditos são definitivas após cinco anos

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Informativo, Notícia

STJ definirá se JCP de exercícios anteriores podem ser deduzidos da base de cálculo de IRPJ e CSLL

Continue Lendo

Informativo, Notícia

Portaria PGFN nº 721 define diretrizes sobre a transação na cobrança de créditos judicializados de alto impacto econômico

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo