Notícia, Reportagem

Banimento do Telegram gera polêmica e divide especialistas

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

Em reportagem publicada pelo Tecnoblog, o sócio Fabrício da Mota Alves, da nossa área de Direito Digital, analisa a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinando o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram, no Brasil. A decisão do ministro responde a um pedido da Polícia Federal em função da não cooperação do aplicativo em questão – após algumas intimações – com investigações sobre fake news.

Segundo Fabrício, a determinação é controversa por presumir que há ilegalidades sendo praticadas através do Telegram, sem considerar o uso lícito e sopesar qual atividade é dominante entre os usuários da plataforma. Sobre a resposta às solicitações da Justiça, a decisão estabeleceria, sem que lei imponha, uma tentativa de georreferenciar os serviços ofertados no Brasil pela internet. Ele explica: “Pelo critério usado, só podem ofertar serviços no Brasil aplicativos ou empresas que tenham sede, filial, representação ou canais de comunicação com autoridades brasileiras, o que não encontra precisão legal. Sendo assim, isso é problemático pelo fato de já permitir a reclusão da maior parcela das aplicações disponíveis nas lojas oficiais, desenvolvidas por microempresas e startups estrangeiras que não têm condição ou interesse em ter uma representação no Brasil, envolvendo milhares de soluções e serviços.

Por fim, Fabrício complementa que o bloqueio não terá a eficácia pretendida: “Os agentes criminosos, que já militam à margem da lei, portanto não estão preocupados com essa decisão, vão buscar outras ferramentas para continuar praticando suas atividades ilícitas.”

Para conferir a reportagem na íntegra, acesse: Tecnoblog

Repercussão na mídia:

Terra

Blog Cursos de Qualidade

DMB Tecnologia

 

Relacionadas

Notícia, Reportagem

MP 1.303 gera debate sobre falta de previsibilidade na tributação de investimentos

CRISTIANO ARAUJO LUZES
Continue Lendo

Eventos, Notícia

Serur promove debate sobre a Reforma do Código Civil e seus impactos no Direito Empresarial

Continue Lendo

Reportagem

Entenda como a reforma tributária pode afetar empresas do Simples Nacional

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo