Notícia, Reportagem

Banimento do Telegram gera polêmica e divide especialistas

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

Em reportagem publicada pelo Tecnoblog, o sócio Fabrício da Mota Alves, da nossa área de Direito Digital, analisa a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinando o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram, no Brasil. A decisão do ministro responde a um pedido da Polícia Federal em função da não cooperação do aplicativo em questão – após algumas intimações – com investigações sobre fake news.

Segundo Fabrício, a determinação é controversa por presumir que há ilegalidades sendo praticadas através do Telegram, sem considerar o uso lícito e sopesar qual atividade é dominante entre os usuários da plataforma. Sobre a resposta às solicitações da Justiça, a decisão estabeleceria, sem que lei imponha, uma tentativa de georreferenciar os serviços ofertados no Brasil pela internet. Ele explica: “Pelo critério usado, só podem ofertar serviços no Brasil aplicativos ou empresas que tenham sede, filial, representação ou canais de comunicação com autoridades brasileiras, o que não encontra precisão legal. Sendo assim, isso é problemático pelo fato de já permitir a reclusão da maior parcela das aplicações disponíveis nas lojas oficiais, desenvolvidas por microempresas e startups estrangeiras que não têm condição ou interesse em ter uma representação no Brasil, envolvendo milhares de soluções e serviços.

Por fim, Fabrício complementa que o bloqueio não terá a eficácia pretendida: “Os agentes criminosos, que já militam à margem da lei, portanto não estão preocupados com essa decisão, vão buscar outras ferramentas para continuar praticando suas atividades ilícitas.”

Para conferir a reportagem na íntegra, acesse: Tecnoblog

Repercussão na mídia:

Terra

Blog Cursos de Qualidade

DMB Tecnologia

 

Relacionadas

Notícia, Reportagem

PL 4126/2025 reacende debate sobre privacidade de crianças nas redes sociais e divide especialistas

FABRICIO DA MOTA ALVES
Continue Lendo

Nota, Notícia

Receita Federal do Brasil (RFB) Lança o programa “Litígio Zero Autorregularização”

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Reportagem

ECA Digital: Lei exigirá adaptações de plataformas online

FABRICIO DA MOTA ALVES
Continue Lendo