Notícia

Bandeira de Mello lança livro de sua tese de doutorado

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

No próximo dia 28 de maio (terça-feira), nosso sócio licenciado e conselheiro decano do CNJ, Luiz Fernando Bandeira de Mello, lançará seu livro “Impeachment à brasileira: Contornos da responsabilidade política do presidente da República”, em evento no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília. A obra é fruto de sua tese de doutorado, recentemente defendida na Universidad de Salamanca, e da experiência que o próprio adquiriu lidando diretamente com o tema, no Senado Federal.

Na tese, Bandeira descreve a evolução histórica do impeachment desde suas origens no parlamentarismo inglês até sua adaptação no presidencialismo norte-americano e os tempos atuais e examina os casos de impedimentos presidenciais no Brasil em 1955 (Carlos Luz e Café Filho) e 1992 (Fernando Collor), aprofundando-se no impeachment de 2016 de Dilma Rousseff, no qual participou como escrivão enquanto era secretário-geral da Mesa do Senado Federal. Ele argumenta que o impeachment tem uma natureza essencialmente política, embora com elementos jurídicos, e defende que o fracionamento das penas é constitucional e regimentalmente adequado, compatível com precedentes nacionais. Por fim, traz uma análise do projeto de lei para atualizar a legislação de crimes de responsabilidade no Brasil, Lei 1.079/1950, desenvolvido por uma comissão de juristas da qual fez parte.

O evento contará também com o lançamento da obra “Intraempreendedorismo no âmbito público federal com foco na inclusão social”, de Llana Trombka, diretora-geral do Senado. Seu livro, igualmente oriundo de seu recente doutorado, aborda a gestão pública com uma importante visão humanizada – vale conferir.

Após esse evento em Brasília, também haverá lançamentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba, com datas ainda por definir. Fiquem atentos(as)!

Para saber mais, clique aqui.

Relacionadas

Informativo, Notícia

Congresso rejeita trechos da Medida Provisória do Equilíbrio Fiscal

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Informativo, Notícia

Publicada Medida Provisória do Equilíbrio Fiscal

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo