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Empresas de viagens acumulam cancelamentos e reclamações no pós-pandemia

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Em reportagem para o portal de notícias UOL, nosso sócio Feliciano Moura, especialista em Direito do Consumidor Empresarial, analisa o acúmulo de cancelamentos e reclamações que as empresas de viagens estão enfrentando no cenário pós-pandemia, como resultado do não cumprimento de ofertas e pacotes flexíveis, comercializados nos períodos que antecederam a crise do COVID-19.

Segundo Feliciano, as agências de turismo não agiram de má-fé com os clientes, pois não era possível prever aumento tão elevado de custo (de 2020 para agosto de 2022), como consequência de uma “tempestade perfeita”, provocada pela soma dos efeitos do lockdown com a elevação do preço do petróleo, potencializado pela guerra na Ucrânia.

Nesse cenário de recuperação do turismo, a recomendação do sócio é que os clientes busquem um acordo com as empresas, por meio dos seus próprios SACs, ou, se isso não for possível, que peçam ajuda aos PROCONs, no intuito de chegar a uma composição amigável, sem que seja necessário acionar a Justiça. Deste modo, é possível alcançar o reembolso do dinheiro investido sem precisar recorrer a longos processos judiciais.

Para conferir a matéria na integra, clique aqui.

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