Análise

RFB e os requisitos para segregação de receitas e atividades entre empresas do mesmo grupo econômico

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

A Receita Federal do Brasil (Solução de Consulta COSIT nº 72/2025) apresentou posicionamento sobre os riscos tributários decorrentes de segregação de atividades e receitas entre empresas do mesmo grupo econômico. Este pronunciamento esclarece os elementos que serão considerados pela fiscalização, para verificar a legitimidade do regime tributário escolhido pelas partes relacionadas (se lucro real ou presumido).

O caso analisado envolvia pessoa jurídica optante pelo Lucro Presumido, que foi adquirida integralmente por empresa que tributa seus resultados pelo Lucro Real. A adquirente possuía o mesmo objeto social e quadro societário da adquirida. Por outro lado, mantinham sedes em estados distintos, marcas próprias e autonomia produtiva A dúvida consistia em saber se esses elementos eram suficientes para consolidar, em uma única entidade, as receitas do grupo.

De acordo com a RFB, as empresas podem optar por regimes de apuração distintos, se mantida a autonomia administrativa, patrimonial e operacional, ainda que atue no mesmo segmento e possua o mesmo quadro societário.

A Solução de Consulta reforça a necessidade de cautela na estruturação de operações entre empresas do mesmo grupo econômico. A comprovação da legitimidade da estrutura depende da existência de comprovação acerca da autonomia gerencial, contábil e operacional de cada empresa, a fim de mitigar riscos de autuações decorrentes procedimentos de fiscalização. A existência de mesmo quadro societário e objeto social, embora seja indícios considerados pela RFB, não impede a segregação do regime tributário de apuração do IPRJ e da CSLL. São fatores que deverão ser analisados em conjunto com outras informações comerciais e econômicas das empresas envolvidas.

Nossa equipe tributária está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema.

Relacionadas

Análise

Sancionada a Lei que institui a Letra de Crédito do Desenvolvimento

Continue Lendo

Análise

Novas regras para cessão de créditos da Fazenda Pública para entidades privadas e fundos de investimento

CRISTIANO ARAUJO LUZES
Continue Lendo

Análise

STJ consolida entendimento pela não incidência de juros de mora na prorrogação ou extinção de regime aduaneiro especial

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo