Notícia, Reportagem

Mudança cultural e reforma na lei fazem explodir as recuperações extrajudiciais

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

De acordo com reportagem do Consultor Jurídico (ConJur), o aumento significativo dos pedidos de recuperação extrajudicial nos últimos três anos no Brasil está relacionado a mudanças culturais e legislativas, como a reforma da Lei de Falências em 2021. Dados do Observatório Brasileiro de Recuperações Extrajudiciais mostram um aumento notável nos pedidos após a mudança na lei, com São Paulo liderando o número de solicitações.

No caso, a recuperação extrajudicial oferece uma reorganização financeira parcial, sendo menos burocrática e mais barata que a recuperação judicial. Nesse sentido, a reforma de 2021 promoveu incentivos ao instrumento, como simplificação de processos e redução do quórum mínimo para aprovação do plano.

Entrevistado pelo veículo, nosso sócio João Loyo demonstra uma abordagem pragmática em relação à influência dos mecanismos de solução de conflitos no aumento das recuperações extrajudiciais. Segundo ele, as vantagens do acordo para ambas as partes continuam a ser o principal impulsionador desse fenômeno, em vez da mera expansão de uma cultura de consensualismo.

“Essas mudanças normativas podem, é verdade, contemplar questões ligadas à busca por autocomposição e até mesmo pela redução da intervenção judicial. Ainda assim, aparentemente, elas surtem efeitos concretos quando o direito posto passa a prever condições e mecanismos que sinalizam para as vantagens do acordo no caso concreto. A mera menção a valores abstratos de consensualismo, seja na lei ou na jurisprudência, ainda não parece suficiente para criar essa cultura em um Brasil tradicionalmente marcado pela litigiosidade.”, argumenta João.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, confira a íntegra da matéria aqui.

Relacionadas

Notícia

Governo federal autoriza depreciação acelerada de bens do ativo imobilizado

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Notícia

STJ define que Stock Option tem natureza mercantil

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo

Reportagem

Regulamentação da reforma tributária: preocupações dos diferentes setores da economia

CRISTIANO ARAUJO LUZES
Continue Lendo