Notícia, Reportagem

Imposto sobre herança vai mudar com a reforma tributária?

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

A Reforma Tributária deve ter impacto no imposto sobre herança, com a expectativa de aumento da tributação, prevendo também alteração no Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), que é o tributo incidente sobre heranças, além das doações ou outras operações que não envolvam compra e venda. Para aprofundar o assunto, o InfoMoney conversou com nosso sócio de Direito Tributário, Cristiano Luzes.

Dentre alguns pontos importantes, Cristiano destaca que a legislação dos estados obrigatoriamente deverá prever alíquotas conforme a grandeza dos valores doados ou incorporados ao patrimônio dos herdeiros na sucessão causa mortis. “Trata-se de uma medida de justiça fiscal: quanto maior a riqueza, maior será a tributação”, ele diz.

O sócio também comenta sobre as doações para entidades sem fins lucrativos com a finalidade de relevância pública e social, que passarão a ser imunes da incidência de ITCMD.

“Essa é uma alteração muito importante, pois, na maioria dos casos, tais entidades dependem ainda do casuísmo da legislação estadual, que, por vezes, traz requisitos e procedimentos burocráticos para a obtenção do benefício. Essa medida é muito importante para estimular o fomento a esse tipo de atividade socialmente relevante”, aponta Luzes, complementando que o benefício deverá ser regulamentado primeiro por lei complementar, para depois ser aplicado.

Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.

Relacionadas

Notícia, Reportagem

MP 1.303 gera debate sobre falta de previsibilidade na tributação de investimentos

CRISTIANO ARAUJO LUZES
Continue Lendo

Eventos, Notícia

Serur promove debate sobre a Reforma do Código Civil e seus impactos no Direito Empresarial

Continue Lendo

Reportagem

Entenda como a reforma tributária pode afetar empresas do Simples Nacional

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
Continue Lendo