Diversidade e Inclusão

Dia da Família e Dia de Combate à Homofobia

Compartilhar
FacebookLinkedIn
Voltar

No mês de maio há dois marcos de relevância que consideramos encontrar convergência. No dia 15 celebra-se o Dia Internacional da Família, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, em que se busca realçar a relação familiar entre adultos e crianças que possuem laços afetivos, bem como suas construções culturais e sociais compartilhadas. Já o dia 17 de maio é reconhecido, internacionalmente, como o Dia de Combate Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, rememorando a data na qual a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), em 1990.

Com isso, para entender como as datas conversam entre si é preciso lembrar que, no Brasil e no mundo, a homofobia ainda se mostra muito presente. Deste modo, diversas pessoas que sofrem preconceito encontram no ambiente familiar amor, afeto e forças para lutar contra esse mal. Contudo, muitas vezes, é no próprio seio da família que as pessoas LGBTQIA+ sofrem ainda mais preconceitos, cobranças, ofensas e desrespeito.

Sendo assim, nesse mês, em especial, reforçamos a necessidade de assegurar que a população LGBTQIA+ possa, plenamente, constituir suas próprias famílias, haja vista que o amor e a vontade de cuidar independem de gênero, sexualidade, estado civil, religião, etnia e tantos outros marcadores sociais.

Relacionadas

Diversidade e Inclusão

Análise Advocacia Diversidade e Inclusão

Continue Lendo

Diversidade e Inclusão

Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Continue Lendo

Diversidade e Inclusão

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Continue Lendo