Informativo, News

STJ afasta a responsabilidade do arrematante por débitos de imóvel

Share
FacebookLinkedIn
Back

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) decidiu, por unanimidade, que os débitos tributários anteriores à arrematação de imóvel em leilão público não podem ser imputados ao arrematante, ainda que exista previsão no edital do procedimento.

A controvérsia foi afetada ao rito dos recursos repetitivos em março de 2022, tendo como representativos os recursos especiais nºs 1.914.902/SP, 1.944.757/SP e 1.961.835/SP.

A questão a ser analisada consistia na interpretação do artigo 130, parágrafo único, do Código Tributário Nacional (“CTN”). Esse dispositivo prevê que os créditos tributários relativos a impostos sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse de bens imóveis, bem como os relativos às taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens, sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do título a prova de sua quitação. Na hipótese arrematação em hasta pública, a sub-rogação ocorre sobre o respectivo preço.

O STJ entendia ser inaplicável a sub-rogação no valor pago em hasta pública, na hipótese de o edital do leilão estabelecer a responsabilidade do arrematante pelos débitos do imóvel.

A nova decisão alterou este entendimento do STJ. Prevaleceu a interpretação de que o edital não tem competência para disciplinar a sujeição passiva em matéria tributária, tema reservado à Lei Complementar. A redação da tese repetitiva firmada foi a seguinte: “Diante do exposto no artigo 130, parágrafo único do CTN, é inválida a previsão em edital de leilão atribuindo responsabilidade ao arrematante pelos débitos tributários que já incidiam sobre o imóvel na data de sua alienação”.

Como houve alteração de entendimento, a Primeira Seção decidiu modular os efeitos, para que o novo entendimento seja aplicável apenas aos editais publicizados após a publicação da ata do julgamento. A exceção será no caso de existir ação judicial ou processo administrativo pendente de julgamento, caso em que a incidência da tese será imediata.

Related

News, Nota

STF afasta incidência de Imposto de Renda sobre antecipação de herança

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
SEE MORE

Informativo, News

CARF aprova novos enunciados de súmulas

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
SEE MORE

Informativo, News

Novas regras para correção de depósitos judiciais e administrativos no âmbito federal

ARISTÓTELES DE QUEIROZ CAMARA
SEE MORE